Por que a escola decidiu adotar o Modelo Emergencial a Distância?
O mundo todo está buscando alternativas para dar continuidade ao ensino em meio a esta Pandemia. O ensino remoto é a única forma de oferecermos continuidade dos estudos de nossas crianças neste momento, não apenas no Brasil, mas em todos os demais países que estão sofrendo com este contexto. A organização pedagógica e metodológica para este período está em convergência com as orientações da Secretaria da Educação e do Conselho Nacional de Educação. Ou seja, semanalmente informamos os órgãos competentes sobre os serviços oferecidos, bem como buscamos soluções e orientações para qualifica-los.
O Colégio Le Perini continuará com esta metodologia?
Sim. Tendo em vista que não há outra possibilidade para o momento. Como não temos ainda nenhuma previsão de retorno, continuaremos ofertando a metodologia determinada pelos órgãos competentes e que está funcionando para a maior parte das famílias, mesmo sabendo da necessidade de ampliação de oferta de encontros presenciais, inclusive com maior número de disciplinas. (Muitas escolas já estão oferecendo aulas on-line durante todo o período correspondente ao presencial).
Existe a possibilidade de cancelar os encontros on-line e desistir desta metodologia?
Não. O recurso dos encontros on-line não será cancelado, tendo em vista as recomendações de atividades que propiciem interação entre as crianças e os professores. Os professores continuarão trabalhando por meio dos encontros on-line, pois que essas ações passaram a compor o rol de atribuições desses profissionais. Para eles também não é fácil trabalhar com uma metodologia diferente, interagir com as crianças por meio de uma tela com plateia formada pelos pais, que em alguns momentos interrompem a aula do professor. Mas, são as condições legais para este momento. Assim, indiferentemente do número de alunos, nossa obrigação é ofertar os serviços.
Como fica a carga horária prevista para o ano letivo?
O Colégio Le Perini entregará as 800 horas, previstas na legislação, tanto por meio do ensino remoto, modelo amparado pela legislação vigente, como também por meio de reposição em feriados, emendas previstas e adiamento do término das aulas no fim do ano, até 22/12.
Qual a determinação para a Educação Infantil?
O Colégio, em consonância com a Secretaria de Educação está seguindo as determinações do Conselho Nacional de Educação. Nossa missão como Instituição Educacional e preocupação com a Educação Infantil está na interação das crianças e na preservação e garantia de respeito aos Direitos de Aprendizagem, previstos na BNCC para esta faixa etária, ou seja: proporcionar momentos para conviver, brincar, expressar, participar, explorar e conhecer-se.
Até os 3 anos, a Educação Infantil não é obrigatória, contudo, para os alunos do Mini Maternal e Maternal l (1ano e 7meses a 2anos) estamos enviando atividades e vídeos, estimulando o contato das crianças com as professoras, projeto pedagógico e com o colégio. Para os alunos do Maternal ll (3anos) oferecemos encontros on-line com professores, vídeo e atividades.
A partir dos 4 anos, a Educação Infantil passa a ser obrigatória. Assim, estamos planejando os três recursos, encontros on-line, vídeos e atividades com base nos Direitos de Aprendizagem, Campos de Experiência e Objetivos de Aprendizagem específicos da infância, previstos na BNCC, com Sondagem da Aprendizagem ( Avaliação Diagnóstica).
Como o Le Perini está registrando a presença das crianças?
Pensando na real situação das famílias, o Colégio Le Perini decidiu disponibilizar quatro recursos para que as crianças não se distanciem do Projeto Pedagógico, ou seja, vídeos, encontros on-line, plantão de dúvidas e atividades. O registro da presença das crianças, que a partir dos 4 anos passa a ser obrigatória, acontece por meio da participação nos encontros e também com a comprovação das atividades por meio de fotos.
Como lidar com a resistência das crianças em realizar as atividades ou participar dos encontros?
Em sala de aula, as crianças também manifestam resistência em realizar as atividades propostas, dificuldade de concentração e falta de interesse, mas cabe ao professor nesses momentos realizar as intervenções necessárias e estímulos para que a criança entenda a importância da sua participação nas atividades propostas. Da mesma forma, neste contexto, cabe às famílias organizarem uma rotina com as crianças em casa da melhor forma possível e estimular seu filho a participar dos encontros online e realizar suas atividades para que não se distanciem do projeto pedagógico da escola.
Por que o Colégio optou por fazer Avaliação Diagnóstica com as crianças?
A avaliação diagnóstica faz parte da educação infantil. É um recurso para que os professores consigam planejar a partir da fase de desenvolvimento em que as crianças se encontram. Sempre aconteceu no Colégio, a diferença é que neste momento acontecerá em casa. Como nunca realizamos, neste momento também não faremos avaliação diagnóstica de Inglês, pois nesta disciplina não se avalia fase de escrita ou reconhecimento das habilidades de raciocínio lógico. O professor avalia a participação das crianças e a realização das atividades.
A escola está aberta para receber sugestões das famílias?
Lançamos o Canal de Escuta e a Roda de conversa entre amigos, justamente porque valorizamos a participação das famílias, como também reconhecemos a necessidade de diferentes diálogos neste momento. A escola sempre se disponibilizou a ouvir as famílias, contudo é necessário compreender que decisões pedagógicas e metodológicas são atribuições da escola que, precisa prestar contas com os órgãos regulatórios, respeitando todas as determinações do Conselho Nacional de Educação (CNE). Assim, cabe esclarecer que infelizmente não há condições de atender as necessidades individuais de cada família. O Colégio Le Perini possui um olhar às necessidades particulares de cada aluno, mas o trabalho é coletivo.
O Colégio já está se preparando para o retorno?
Sim, estamos em contato direto com as Secretarias de Educação para alinharmos a execução do protocolo de segurança, buscando organizar o retorno das crianças de forma tranquila e com todos os cuidados necessários.
Como será organizado o retorno pedagógico das crianças?
A principal preocupação está em garantir um ambiente acolhedor e seguro para as crianças, tendo em vista que ficaram isolados em casa por um grande tempo. A adaptação e a integração com os amigos será nossa prioridade. Atividades ao ar livre, brincadeiras e direitos de aprendizagem da infância será nosso foco principal.
Em seguida realizaremos um levantamento para diagnosticar o processo de aprendizagem das crianças, a necessidade de retomada de conceitos, avaliações e readequação de currículo.