Um dos principais papéis reservados à Educação consiste em capacitar o indivíduo para o domínio de seu próprio desenvolvimento, fornecendo-lhe, o mais cedo possível, o “passaporte para a vida”, que lhe permitirá compreender melhor a si mesmo e aos outros, para que possa participar construtivamente da vida em sociedade. Sabemos que é na Educação Infantil e Fundamental (anos iniciais) que a criança adquire os primeiros preparos para o convívio social, tem as primeiras noções de valores morais e também, por meio de atividades apropriadas, aprimora suas capacidades cognitivas, motoras e afetivas.
Idade: 3 meses a aproximadamente 1 ano.
Encerrada a licença maternidade, chega a hora de voltar ao trabalho. O coração aperta e os pais buscam um lugar onde possam deixar seu bebê, de modo que ele tenha a mesma atenção, respeito e afeto que teve em casa desde seu nascimento; um ambiente seguro e saudável.
Sabendo disso e compreendendo esse momento, o Colégio Le Perini oferece um Berçário com profissionais experientes e extremamente amáveis, que acolhem seu bebê com todo o carinho e cuidado que ele precisa.
As berçaristas são orientadas e acompanhadas por fonoaudióloga para auxiliarem na estimulação adequada aos bebês no desenvolvimento da audição, linguagem oral, deglutição e mastigação.
A alimentação dos bebês é acordada entre os pais, a nutricionista da escola e o pediatra responsável, buscando sempre atender às necessidades de cada bebê, pois uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para o crescimento, desenvolvimento e manutenção da saúde, principalmente nos primeiros anos de vida.
O processo de adaptação tem início com 1h30min de interação apenas, e nos dias subsequentes esse tempo de convívio aumenta gradativamente, até que o bebê e a mãe consigam ficar separados por um tempo maior, com tranquilidade e de forma saudável.
O espaço físico é rico em estímulos, garante conforto e assegura o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos bebês, por meio dos sentidos e do brincar, interagindo uns com os outros.
O tempo de permanência no Berçário I respeita o ritmo de desenvolvimento motor de cada criança, portanto, assim que o bebê começa a andar com bom equilíbrio, é promovido para o Berçário II para receber estímulos direcionados a esta fase.
Diferenciais:
· Berçaristas com formação em pedagogia;
· Fonoaudióloga;
· Enfermeira;
· Nutricionista;
· Número reduzido de bebês por berçarista e professora;
· Horário estendido, das 07hs as 19hs, atendendo a necessidade dos pais;
· Contato direto da família com as berçaristas, professoras e profissionais que trabalham diariamente com os bebês;
· Cardápio mensal, respeitando as necessidades de cada bebê;
· Lactário e cozinha exclusiva: alimentação com a consistência ideal para cada faixa etária, (fórmulas lácteas, suco de frutas, papinhas doces e salgadas), preparada por profissionais especializados e com procedimentos orientados e supervisionados pela nutricionista responsável;
· A adaptação do bebê ao ambiente escolar e rotina do Berçário é acompanhada pela mãe, respeitando o tempo e ritmo de cada bebê e sua família;
· Dormitório - ambiente aconchegante, tranquilo e equipado com berços individuais e proteção contra insetos para o Berçário I;
· Utilização de álcool 70% na esterilização das cubas de banho e brinquedos e uso de pro-pés;
· Ambiente claro e de fácil visualização através de vidros;
· Espaço de estimulação preparado para proporcionar a interação dos bebês e favorecer seu desenvolvimento com variedade de texturas, cores, sons, formas e brinquedos;
· Solarium exclusivo do Berçário I com teto solar que facilita o controle da brisa conforme aberto ou fechado;
· Sistema de monitoramento interno, permitindo assim, maior acompanhamento do desenvolvimento global do aluno por parte da coordenação e direção;
· Agenda com informações detalhadas sobre o cotidiano dos bebês;
· Reuniões bimestrais com as berçaristas e coordenação do Berçário para acompanhamento do desenvolvimento de cada bebê;
· Sequência de atividades estimuladoras dos 5 sentidos (audição, tato, visual, olfato e paladar);
· Relatório semestral do desenvolvimento individual de cada bebê.
Idade: 1 a 2 anos.
No Berçário II o educar e o cuidar caminham juntos em todos os momentos da rotina escolar.
Quando as crianças começam a caminhar e ir em busca de explorações e descobertas, no Berçário II oferecemos um ambiente amplo com área verde e animais de estimação, propiciando maior movimento e favorecendo as interações com a natureza, objetos e os colegas, ampliando assim suas experiências, seu desenvolvimento motor e visão do mundo.
Reconhecendo a importância das relações afetivas ao longo do desenvolvimento infantil, nossas professoras são capacitadas e orientadas a propiciar momentos significativos de aprendizagem, além de oferecer o aconchego, o carinho e a atenção individualizada, necessários para a criança se sentir amada, segura e desenvolver suas habilidades emocionais e sociais.
De acordo com a curiosidade e necessidades próprias desta idade, por meio do brincar, são propostas diferentes atividades lúdicas e prazerosas com materiais diversos (tintas, massa de modelar e papéis variados), estimulando as percepções e os sentidos, assim como sua experiência relativa a formas, tamanhos, cores, texturas e muito mais.
Como a linguagem é a chave do desenvolvimento intelectual e possibilita ao indivíduo expressar seus pensamentos e sentimentos, no Berçário II, a música, a contação de histórias, a brincadeira de roda e de faz de conta são fortes aliados para estimular a criança a desenvolver a fala e progredir de acordo com seu próprio ritmo, enriquecido com suas experiências socioculturais.
No Berçário II a criança já participa de aulas com professores especialistas de Educação Física e Música, intensificando os estímulos para o desenvolvimento da consciência corporal, percepções, criatividade e linguagem.
Momentos da rotina como alimentação e higiene também são aproveitados como oportunidade de interação e aprendizagem.