Nossa proposta pedagógica para ampliar e enriquecer o desenvolvimento do processo de letramento e alfabetização do aluno, baseia-se no Sociointeracionismo de Lev Vygostsky, assim como, nos estudos e reflexões educacionais de Jean Piaget, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Henri Wallon e Telma Weisz.
Nosso trabalho busca estimular a criança a apropriar-se de conhecimento do sistema alfabético e das convenções da norma culta, acolhendo as diferenças, respeitando a individualidade e promovendo o fazer coletivo.
Reconhecemos que as habilidades socioemocionais são tão importantes quanto o conhecimento acadêmico para o sucesso pessoal e profissional de cada aluno, sendo assim, em todas as áreas de estudo, as atividades são propostas de forma a favorecer o autoconhecimento, estimulando o desenvolvimento das habilidades sociais, emocionais e afetivas.
No Colégio Le Perini, a criança tem a oportunidade de aprender a conhecer o mundo que a rodeia, ampliar a capacidade de trabalhar com uma variedade de assuntos, abrir-se a outras linguagens e, com isso, desenvolver o máximo de seu potencial. Nosso projeto pedagógico prioriza a formação de valores e princípios, a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades e competências, contribuindo para a formação de pessoas com autonomia moral, criatividade e um olhar crítico sobre o mundo, capazes de defender seus direitos e respeitar seus semelhantes.
Referência em educação de qualidade, com 23 anos de experiência, buscamos um relacionamento de parceria e confiança com as famílias, favorecendo assim o desenvolvendo integral do aluno.
Com atendimento individualizado, o Setor de Orientação Educacional, composto por Pedagoga, Psicopedagoga, Psicóloga e Fonoaudióloga, direciona a atenção para o desenvolvimento psicopedagógico do aluno, auxiliando-o a superar os desafios encontrados e a desenvolver o máximo do seu potencial.
Nosso trabalho é baseado nos princípios:
· Formação Básica: Promover a reflexão e o pensamento crítico: na era da tecnologia, é preciso saber refletir, analisar as múltiplas informações e buscar soluções criativas.
· Arte e Cultura: Educar para os sentimentos: a educação precisa potencializar o desenvolvimento emocional, possibilitando o autoconhecimento e a aquisição de atitudes e comportamentos que conduzam a resolver, satisfatoriamente, os conflitos encontrados.
· Trabalho: Educar para o posicionamento global: em um mundo conectado, sem fronteiras, é necessária uma educação abrangente, com perspectivas multiculturais, que possibilite ao aluno o crescimento pessoal e profissional, respeitando as diferenças.
· Sociedade: Formar para a sociabilidade: é necessário educar para a comunicação, formando para ética, cidadania, cooperação e tolerância com o próximo.
Para trabalhar com crianças, em um ambiente coletivo e de respeito mútuo, é preciso:
· Afetividade - com carinho e acolhimento, as crianças se sentem ouvidas e respeitadas;
· Diálogo - permeia as relações e possibilita que as crianças aprendam o que podem ou não fazer;
· Coerência - todas as escolhas têm consequências e as mesmas devem ser coerentes com as atitudes das crianças;
· Integração entre as famílias e a escola para que todos atuem de maneira coesa;
· Integração com a natureza e o meio ambiente.