Um corre, o outro escorrega, alguns pegam folhas secas do chão, outros brincam de casinha. Temos muitos desses momentos por aqui: do brincar livremente, explorar os brinquedos e espaços do parque, de deixar as crianças interagirem e criarem brincadeiras com suas próprias regras.
Como uma escola sociointeracionista, acreditamos que o brincar é fundamental para o processo de aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, motor, na linguagem, além da socialização e competências emocionais e afetivas.
A imaginação contida na brincadeira, envolve processos complexos de articulação entre o já conhecido e o novo, entre a realidade e a fantasia. Assim, a criança tem atitudes, age além do comportamento habitual de sua idade, do seu diário; e ao fazê-lo, cria inúmeras possibilidades de desenvolvimento humano. A brincadeira é, pois, fonte importante de aprendizagem e desenvolvimento de modos complexos de operar psicologicamente, por isso, é fundamental no cotidiano escolar.
Você sabe o que diferencia a brincadeira livre da estruturada (ou dirigida)? Na brincadeira livre, as crianças tomam decisões sobre o que querem fazer e quais os brinquedos ou materiais que querem utilizar. Este tipo de brincadeira favorece a imaginação e a fantasia. Já as brincadeiras estruturadas são atividades que envolvem regras e o cumprimento das mesmas