Álbum de figurinhas da Copa 2022, a sensação do momento! Como transformar a diversão em aprendizagem?
O Brasil é conhecido por ser o país do futebol. Em época de Copa do mundo, todos se empolgam e se reúnem para torcer pela nossa Seleção. As casas são decoradas e os artigos como cornetas, pompons e camisetas, verde e amarelo, invadem as ruas. O tão famoso álbum de figurinhas é lançado e vira objeto de desejo das crianças e, por vezes, até de adultos.
É possível fazer deste momento de diversão uma oportunidade de aprendizagem. Existem competências socioemocionais que podem ser trabalhadas auxiliando a criança na compreensão das suas emoções e também na construção de habilidades como empatia, autorregulação e autoconhecimento.
Mas, como nós adultos podemos fazer esta mediação?
Nós do Colégio Le Perini levantamos algumas possibilidades. Assim, entendemos que quando partimos do contexto da criança, das interações entre colegas, a aprendizagem torna-se significativa. Por exemplo:
A criança pode desenvolver habilidades de AUTONOMIA e EMPATIA, nos momentos de trocas de figurinhas com os colegas, pois esta brincadeira vai exigir decisões sobre as suas figurinhas e respeito pela opinião do outro.
Trocar figurinhas nos diferentes espaços, como a escola, praças, supermercados, pode contribuir com o desenvolvimento de habilidades de COMUNICAÇÃO e RESILIÊNCIA, por exemplo.
A espera pela figurinha que está faltando, depende de AUTOCONTROLE e PERSERVERANÇA. Abrir o pacotinho e não encontrar a figurinha desejada ou aceitar que o colega não queira trocar determinada figurinha, envolve o enfrentamento das próprias FRUSTRAÇÕES, fundamental para que as crianças entendam que nem tudo é como gostaríamos.
Separar as figurinhas que serão coladas no álbum e também aquelas que serão trocadas e/ou negociadas é uma atividade que poderá contribuir com habilidades de ORGANIZAÇÂO e ATENÇÃO.
Já as trocas entre os amigos ou parentes trazem a possibilidade de aprendizagem sobre NEGOCIAÇÃO.
São várias as habilidades socioemocionais envolvidas nesta brincadeira. É importante que os pais entendam que a criança precisa ter autonomia, tanto para as decisões sobre as suas trocas e negociações, como também para manipular e cuidar do seu próprio álbum.
Existirão momentos de frustração que poderão ser aproveitados para dialogar sobre como a criança está se sentindo diante da situação, a fim de auxiliá-la no reconhecimento dessas emoções e na construção da sua própria Inteligência Emocional. E o melhor, brincando com os amigos com algo que, neste momento, é extremamente significativo.
E você, já pensou sobre o assunto?